Novo post Blogger

Talentos....

Há muito tempo eu venho ensaiando escrever sobre esse assunto, mas sempre surgiam novas idéias para refletir e deixar o post mais completo. O assunto é o seguinte: é possível alguém se tornar talentoso? Ou talento é algo que nasce conosco?Antes, é importante entender o que é ser talentoso. Ou mesmo, o significado da palavra talento.

Segundo o dicionário Houaiss:

Talentoso – 1. Que tem muito talento, inteligência.

2. Habilidoso na sua arte e/ou ciência.Talento –

1. Inteligência notável, que se afirma por méritos excepcionais.

2. Capacidade inata ou adquirida.

Habilidoso ou Hábil – 1. Apto para fazer algo bem.

2. Que resolve situações de maneira apropriada; astuto, esperto.

3. Ágil, rápido.Mas a palavra talento tinha outro significado antes.



Mas também era algo valioso: o talento, de ouro ou prata, era a unidade de moeda romana para grandes quantidades de dinheiro. O talento foi introduzido na Grécia Antiga e depois adaptado para o sistema monetário romano. Um talento significava entre 27 a 36 quilogramas de metal. Era a moeda de uso corrente nos tempos de Jesus Cristo.A conotação de talento com habilidades humanas tem sua origem em uma escritura bíblica, no Capítulo 25 de Mateus, na qual Jesus Cristo contou uma parábola aos seus discípulos, registrada na Bíblia.Segundo a parábola, algumas pessoas receberam valores diferentes de seu senhor, e sem que soubessem que isso iria acontecer, foram chamadas a prestar contas algum tempo depois.As que receberam quantidades maiores de talentos, trabalharam com eles, gerando lucro. A que recebeu apenas um talento, com medo do rigor de seu senhor, preferiu enterrá-lo para entregar tal e qual lhe foi confiado, sendo severamente repreendida no dia da prestação de contas.Segundo a parábola, mesmo os que recebem poucos talentos têm o dever de fazê-los prosperar e produzir outros.Nessa parábola, também é citada uma frase marcante: "A quem muito for dado, muito será cobrado".Depois de toda essa explicação, não sobra dúvida de que talentos devem ser desenvolvidos. Mas por onde começar?



Bem, creio que existam várias maneiras de se desenvolver um talento ou habilidade. Mas é preciso algo prático, para saber onde concentrar os esforços.Existe uma teoria muito interessante, chamada teoria das inteligências múltiplas, criada por uma equipe de pesquisadores de Harvard, lideradas por Howard Gardner. A idéia idéia de Gardner é incrivelmente simples e permeada de bom senso. Ele identificou sete tipos de inteligência nos seres humanos (e depois adicionaram mais duas):


Linguística: Você gosta de palavras e histórias. Os jogos de palavras o intrigam e você é um leitor ávido. Tem um bom vocabulário. Provavelmente gosta de aprender novas línguas. Você gosta de escrever e é capaz de lembrar listas de palavras e de contar boas histórias.
Lógico-matemática: Você busca entender as relações entre as coisas diferentes. Você gosta de figuras, problemas abstratos, jogos de desafios e quebra-cabeças. Aprecia padrões, categorias e sistemas. Provavelmente cria listas.
Espacial (visual): Você percebe as cores, formas e texturas. Provavelmente usa imagens para ajudar a memória, e diagramas, mapas e rabiscos quando faz anotações. Pode ter habilidade para desenhar, pintar ou esculpir.
Física (cinestésico-corporal): Você gosta de exercícios físicos, esportes e dança. Tem uma tendência a ficar de pé na primeira oportunidade, seja numa reunião ou numa festa. Você aprende arregaçando as mangas e entrando em ação.
Musical: Você está sintonizado aos sons e aos ritmos. Provavelmente adquiriu o gosto de ouvir música e cantar com pouca idade. Você lembra bem de músicas e melodias. A música tem grande impacto no seu estado de espírito.
Intrapessoal (emocional): Você tende a olhar para dentro de si mesmo, numa busca constante por autoconhecimento. Talvez mantenha um diário. Gosta de ter tempo para refletir e lida bem suas emoções.
Interpessoal (social): Você gosta da companhia dos outros e de conhecer gente nova. Demonstra altos níveis de empatia com outras pessoas.
Naturalista (ambiental): Você é fascinado pela natureza, e enxerga nela coisas que passam despercebidas a outras pessoas. Aprecia estar ao ar livre e gosta de animais. Tem forte interesse nos ambientes interno e externo do seu lar.
Espiritual: Você gosta de se confrontar com questões fundamentais da existência. Tende a agir de acordo com os seus princípios, possivelmente questionando os modos ditos normais de se comportar, e provavelmente cultiva crenças bem desenvolvidas.Com essa lista de tipos de inteligências, é possível traçar um plano para desenvolver nossos talentos.

Todos nós temos diferentes graus de inteligência para cada tipo citado.

Basta agora identificar esses graus, desenvolver os de grau menor e melhorar ainda mais os de grau maior.

Siga o exemplo da tabela abaixo:






Agora crie sua própria tabela e coloque as novas atividades em prática e desenvolva seus talentos. O esforço nas inteligências em que você tem menor grau de evolução vale a pena, pois cada uma dessas inteligências é muito importante para nossas vidas. E lembres-se: ser talentoso é ter uma inteligência notável, que se afirma por méritos excepcionais. Então nada de conformismo.Eu gostaria que você comentasse com sugestões de como desenvolver pelo menos um dos tipos de inteligência, além dos exemplos que eu coloquei na tabela.Assim, todo mundo se ajuda com novas idéias, certo?  
Posted under:
1 Comments Make A Comment

Leave a comment